-
Arquitetos: Christian Silva arquitecto
- Área: 30 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Miguel Caamaño
-
Fabricantes: Avellaneda, Barbieri, Ceramicas San Lorenzo, Durlock, FV, Isover, Pladur, Tapebicuá, Ternium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Encontrar uma forma de ampliar uma casa e oficina de cerâmica era o objetivo desta encomenda. O programa foi reorganizado projetando uma escada e um volume de trinta metros quadrados em um terraço da moradia existente.
De fora, o volume branco é uma envolvente contínua em chapa ondulada, à exceção de três vãos: uma janela mínima, para o banheiro; e duas fendas, uma vertical no patamar da escada e outra horizontal, sobre a bancada de trabalho da oficina. A orientação destas pequenas aberturas permite a entrada de luz natural durante todo o dia e a possibilidade da vista para as árvores próximas a partir do espaço interior.
A ideia foi minimizar os trabalhos de alvenaria; unicamente foi nivelado o antigo terraço e, para o trabalho da cerâmica, foi elaborada in situ uma bancada em concreto armado. O resto da construção é leve — uma montagem seca.
No interior, a madeira multilaminada resolve o equipamento e dá aconchego ao conjunto. A parede sudoeste é uma grande peça de madeira de sessenta centímetros de espessura que contém o armário, uma pequena mesa, espaços para guardar, prateleiras e um sistema para conter a cortina central. Em um dos extremos, a estante desta peça chega a vincular a dupla altura e a dialogar tanto com a escada quanto com a porta de saída para o pátio.
A escada se exprime formalmente no exterior e vincula a obra existente com a nova. O primeiro lance é uma dobradura contínua em madeira que, aliás, cria um armário para depósito. No segundo, mais leve, os degraus se soltam e descansam sobre uma estrutura metálica. No outro extremo da oficina, a porta do banheiro forma um plano contínuo até o teto e corta a continuidade do branco.
As peças de cerâmica com suas cores e texturas, seus moldes e suas ferramentas devem ser os protagonistas deste lugar. O espaço resultante, um reservatório favorável às dinâmicas da oficina.